terça-feira, 17 de fevereiro de 2009

Parque Linear do Bacarin


Projeto de reurbanização de fundo de vale desenvolvido para o Trabalho Final de Graduação da UNESP- Presidente Prudente.
O presente trabalho propõe o projeto de reurbanização de espaço livre configurado por um complexo de praças localizadas sobre a Área de Preservação Permanente do Córrego do Bacarim, no Jardim Paulista, na cidade de Presidente Prudente, São Paulo, transformando-o em um parque linear. Pretendeu - se, através da proposição de um novo desenho urbano, integrar as questões ambiental, social e urbana, revitalizando e introduzindo novos usos, ampliando a paisagem, recuperando o córrego (atualmente canalizado) no imaginário urbano e mitigando os impactos ambientais. Para isso foi desenvolvida uma ampla caracterização da área, assim como entrevistas junto aos moradores locais e estudos sobre as possibilidades de melhoras do sistema de drenagem.



Implantação - Paisagismo


Planta de Iluminação Noturna - Pontos de Iluminação


Trecho 1 - Perspectiva

Trecho 2 - Perspectiva


Trecho 3 - Perspectiva


Trecho 4 - Perspectiva

4 comentários:

  1. salve Fabiana.....primeiro a postar algo no seu blog..heheheh

    se precisar de algo é só falar.....

    te cuida e juizo...

    bjokas...

    ResponderExcluir
  2. Olá Fabiana;
    Estou no ultimo ano de arquitetura da UniFIAMFAAM em São Paulo e o meu tema para TFG será sobre Parque Linear.
    Estou sentindo dificuldades em encontrar Estudos de Casos Nacionais.
    Você pode me auxiliar?

    Att;
    Ana Raquel
    raquel_graal@yahoo.com.br

    ResponderExcluir
  3. Olá! Sou estudante de arquitetura da UFMS no 3º ano.
    Estou fazendo um trabalho de urbanismo em um bairro carente de Campo Grande, vi seu trabalho e achei interessante usa-lo como precedente, no bairro em que estou estudando existe uma área de preservação linear, que se encaixa bem com o seu trabalho. Gostaria de mais informações sobre seu trabalho, sobre a preservação, os usos desse lugar e se os moradores da região participaram da escolha dos equipamentos de lazer.
    Aguardo sua resposta =D

    meu e-mail larissamikuri@hotmail.com

    ResponderExcluir
  4. Olá Fabiana;
    Parabéns pelo projeto, Adorei!

    Estou no ultimo ano de arquitetura da UNI- BH em Belo Horizonte e o meu tema para TFG é um Parque Linear.
    Pderia disponibilizar seus arquivos para que eu possa utilizá-los como referência?

    Abç.
    Elcileine
    elcileinepadilha@hotmail.com

    ResponderExcluir